O medo da folha branca é comum para a grande maioria das pessoas que trabalha com criatividade. Publicitários, pessoal do marketing e comunicação, músicos, compositores, escritores, arquitetos entre outros, todos eles têm seu dia ruim onde a criatividade parece não querer aparecer. Não existe mágica, da mesma forma que não existem pessoas que não sejam criativas. Existem pessoas que querem criar algo diferente e pessoas que querem ficar exatamente onde estão. Agora, se você é uma pessoa que gosta de criatividade e está passando por um bloqueio criativo, não se preocupe. A preocupação pode ajudar o bloqueio e, na verdade, atrapalhar todo o processo criativo. Vejamos como ser mais criativo.
1. Tenha um caderno de anotações
Isso mesmo. Leve-o aonde for. Há quem prefira anotar no celular ou no computador. Mas o papel ainda é a melhor alternativa. Ao escrever sua ideia, outras podem aparecer. Anotar suas ideias também serve para quando o bloqueio criativo aparecer. Não tenho medo de suas anotações, não existem ideias ruins. Aliás, uma ideia ruim pode ser o início de uma maravilhosa ideia.
2. Alimente-se de criatividade
Para estar sempre inspirado é bom estar atento a tudo que acontece ao seu redor. Saia do comum. Se trabalha com publicidade e marketing, veja filmes, leia livros, faça coisas que não tenham nada a ver com esse mundo. Sair do óbvio ajuda e muito no processo criativo. Isso acontece porque começa a enxergar o mundo de diferentes pontos de vista.
3. Faça exercícios regularmente
Saia para correr, se inscreva na academia, comece o boxe, qualquer coisa é válida. Quando estamos fazendo exercícios, deixamos de lado aquele problema que temos que resolver de forma criativa. É uma excelente forma de encontrar a resposta, a solução para essa questão que tanto o atormenta. Além, é claro, de ser muito positivo para sua saúde.
4. Não tenha medo de errar
É praticamente impossível inovar sem errar, ser criativo sem tentar. O erro existe e é parte do processo criativo e da inovação. Quando você fica com medo de errar ou se preocupa com o que os outros vão pensar, você se torna inseguro, uma grande ferramenta do bloqueio criativo. Seja ousado, crie e saiba ouvir as críticas, sejam construtivas ou não, das demais pessoas.
5. Escute muita música
Quanto mais eclético você for, melhor. Deixe seu preconceito de lado e escute tudo o que for possível. Ao invés de escutar a rádio de sempre, escolha um dia para escutar uma da qual você jamais escutaria. A música, além de reconfortante, é estimuladora e irá despertar a criatividade que existe em você.
6. Conheça o mundo lá fora
As pessoas que trabalham em escritórios acabam passando muito tempo na frente do computador. Sair do computador é fundamental para a criatividade voar. Converse com pessoas que jamais achou que conversaria. Vá a lugares que nunca foi. Sinta o prazer de viver algo diferente sempre que puder. As experiências vividas são muito mais inspiradoras que as experiências contadas.
7. Tenha amigos criativos
Sabe aquele ditado que diz “Diga-me com quem andas e te direi quem és”? Então, quer ser criativo? Ande com pessoas criativas! Com elas, sua criatividade conhecerá patamares nunca antes visto.
8. Trabalhe bastante, mas...
Trabalhar é importante, não somente para você, mas para sua criatividade. Mesmo assim, não se esqueça de se desligar do mundo. De vez em quando, saia com seus amigos, divirta-se. Tire aquelas férias da gaveta e boa sorte. Só é criativo quem vive algo diferente, sempre. Como disse Einsten: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes!”.
9. Procrastine
A procrastinação, realizada de forma correta, é muito válida para o processo criativo. É através dela que você fica menos estressado e “Eureka!”, a solução aparece. Mas não se perca procrastinando. Saiba dosar ou poderá colocar tudo a perder.
10. Simplesmente faça
Sabe aqueles projetos que estão guardados há tanto tempo? Então, comece agora mesmo. A melhor forma para estar de mãos dadas com a criatividade é fazer. Roger Ebert disse: “A criatividade irá visita-lo no ato da criação, não antes”. Esperar para começar é só uma desculpa para postergar seu trabalho.
Como você faz para evitar o bloqueio criativo ou sair dele? Conte pra gente através dos comentários!
Deixe seu comentário