O mercado de trabalho está em constante mudança e evolução, o que exige dos profissionais uma atualização regular das suas competências e conhecimentos. O problema é que isso demanda um tempo que nem todos têm. Rápidos e dinâmicos, os cursos de curta duração servem, não só para obter uma qualificação, mas também para reciclar conhecimentos e ampliar a rede de networking dos alunos. São um ótimo atalho para quem deseja dar um upgrade no currículo com um baixo investimento e em um curto período de tempo. Servem também para aquelas pessoas que precisam de uma capacitação profissional para entrar no mercado.

Veja algumas vantagens dos cursos de curta duração:

 

Foco na prática

Com uma abordagem menos teórica, os cursos curtos desenvolvem a compreensão dos conceitos básicos do assunto abordado e focam na prática do conhecimento adquirido. Preparam melhor o profissional para uma área de atuação específica em que deseja trabalhar.

 

Aprendizado direcionado

Cursos menores possibilitam ao aluno obter um foco maior na área de interesse. Você não é obrigado a estudar uma matéria que não gosta ou não tem afinidade apenas para cumprir carga horária como nas universidades. Segmentando e definindo sua qualificação de acordo com seu objetivo profissional, fica mais fácil traçar um plano de especialização autônomo, no qual é possível focar num aprendizado específico para uma certa área de atuação.

 

Baixo investimento

Uma grande vantagem de se matricular em cursos breves é o preço acessível. Enquanto as universidades exigem um alto investimento, não só de tempo, mas também dinheiro, as escolas de negócios, técnicas e até mesmo cursinhos, demandam um baixo investimento. E muitas vezes tornam o profissional mais apto para atuar no mercado, uma vez que este sai do curso pronto para a prática.

 

Certificação

Outra grande vantagem em se fazer um curso de menor duração é a rápida certificação e formação. O aluno, muitas vezes, recebe sua declaração de conclusão de curso logo ao final de sua última aula. Esse documento é, para alguns, a grande chance para a inserção no mercado de trabalho, para a busca por um novo emprego ou até mesmo para subir de cargo em determinado setor. Fazendo cursos curtos você não corre o risco de estudar por quatro ou até cinco anos e no final não poder exercer sua profissão porque, por exemplo, não foi aprovado na OAB ou não conseguiu seu CREA ou CREF.

 

Inserção no mercado de trabalho de forma mais rápida e eficaz

Hoje é muito comum nos depararmos com turmas de alunos recém-formados na universidade, que não estão atuando em sua área e as vezes não estão nem no mercado de trabalho. Muitas vezes, mesmo depois de toda formação e conhecimento adquirido falta ao aluno a prática. Cursos curtos ou tecnólogos não ocupam seu tempo com longas aulas teóricas que no fim não te tornarão apto para realizar determinada função. O principal objetivo é formar trabalhadores e não pesquisadores ou cientistas, como as vezes acontece na Universidade. Por isso, torna-se um atalho para jovens estudantes que desejam uma entrada mais rápida no mercado ou até mesmo um diferencial para o início de suas carreiras.

E você já fez um curso curto? Recomenda? Deixe seu comentário.