A rotina das pessoas que estudam é bastante cansativa, inclusive nos períodos de provas, quando os nervos ficam à flor da pele e o cansaço toma conta. Muitas vezes, as pessoas precisam se dedicar tanto aos estudos, que acabam ficando sem tempo até mesmo para cuidar da própria saúde. Por isso, é preciso ter atenção, porque o cansaço excessivo pode fazer com que os estudos não alcancem os resultados esperados. Se esse é o seu caso, saiba que é possível contornar a situação e tornar seu aprendizado mais produtivo. Com algumas dicas, você será capaz de organizar e planejar melhor seus horários e formas de estudo, tornando seu dia mais eficiente. Confira algumas delas:

 

Intercale tempo e descanso

Estudar por um período de tempo prolongado não rende tanto quanto intercalar as horas de estudo com horas de descanso. Portanto, ao invés de estudar por 1 hora ininterrupta, estude 45 minutos, descanse 10 e assim por diante. Pode parecer pouco tempo, mas esse intervalo fará muita diferença no seu rendimento.

 

Faça planilhas

Distribua as matérias e os conteúdos em uma tabela. Faça colunas com os dias da semana, horários e formas de estudo (leitura, resolução de exercícios, prática). Com uma programação bem elaborada, você estudará todas as matérias e não correrá risco de esquecer algum tópico importante.

 

Separe o conteúdo

Selecione as matérias que você tem mais dificuldade e as que você possui facilidade de aprendizado. As mais fáceis podem ser estudadas através de uma revisão de conteúdo. Já as outras, precisam receber mais tempo, atenção e dedicação mais aprofundada para que você consiga obter melhor fixação do aprendizado.

 

Durma bem

Não adianta nada apenas estudar e não se cuidar, não é mesmo? Virar noites de sono pode ser prejudicial à sua saúde e ao seu rendimento. Portanto, tenha uma boa noite de sono! Recomendamos sete horas no mínimo, para que o corpo e a mente descansem. Isso faz com que seu estudo renda muito mais.

 

Faça anotações

Anote os pontos principais da matéria, principalmente as palavras-chave, que farão com que você se lembre do conteúdo estudado. Com essas as anotações você pode revisar a matéria mais tarde, tendo em mãos os pontos mais importantes.

 

Concentre-se

Se não tiver concentração é quase impossível assimilar o conteúdo. Portanto, estude em um ambiente calmo, afastado de objetos que possam tirar sua atenção como televisão, computador e rádio.

 

Alimente-se bem

Algumas pessoas ficam tão focadas nos estudos que chegam a descuidar da própria saúde. Lembre-se que a alimentação é fundamental para um bom rendimento. O recomendado é alimentar-se de três em três horas, portanto, fique atento e não deixe que descuidos te prejudiquem!

 

Faça exercícios de provas passadas

Procure pelo material online disponibilizado pelas instituições que realizam as provas que você irá fazer. Estudar usando exames antigos te deixará familiarizado com os estilos desses tipos de testes.

 

Identifique qual o método de estudo que mais funciona pra você

Estudar da forma que mais lhe agrada torna a atividade menos estressante e cansativa. Se você assimila melhor o conteúdo através da leitura, estude com livros. Se você prefere ouvir a matéria, que tal gravar sua leitura em voz alta? Dessa maneira você compreenderá melhor o conteúdo e o seu estudo terá um rendimento muito melhor.

E você, quais estratégias utiliza para ter um bom aprendizado? Conte-nos através dos comentários!