Gamification é uma palavra que passou de total novidade para uma expressão bem comum do vocabulário de marketing digital. Sendo usada cada vez com mais frequência e naturalidade, a ideia de mesclar elementos dos jogos ao dia a dia do cliente é uma das estratégias mais divertidas e interessantes atualmente.
O termo é utilizado em português como Gamificação, ou seja, não alterando muito do original em inglês. Inclusive, não apenas dentro dos setores de marketing se escuta o termo, seja em inglês ou português, mas também outras áreas de empresas estão começando a adotar este tipo de estratégia, como setores de Recursos Humanos, que aplicam
Apesar de estar cada dia mais perto de nós, muitas pessoas ainda não sabem ou não se envolveram com estratégias de Gamification. Assim sendo, abrem-se muitas portas para que sua empresa possa aplicar com seus clientes ou potenciais consumidores.
1) Entenda como funciona
A gamificação tem por objetivo primordial, a troca de ações por algum tipo de recompensa com a pessoa envolvida. Seja através de medalhas, brindes, descontos ou algum outro tipo de recompensa parecida, o que se busca é um maior envolvimento do público com a marca através de ações mais atraentes e divertidas.
Estamos vivendo um momento em que os jogos eletrônicos estão em alta. Muitas pessoas possuem aplicativos de jogos em seus smarphones e foram influenciadas, quando menores, pelos videogames e outros jogos eletrônicos portáteis. Com toda essa influencia, a aplicação do gamification se torna naturalmente atraente para seu público-alvo.
2) Como aplicar o gamification
Para que a estratégia de gamificação seja positiva para ambos os lados (empresa e cliente), é necessário pensar em diferentes planos de atuação. O princípio deste tipo de estratégia de marketing é envolver a pessoa com seu produto, site ou aplicativo, de forma que ela possa receber algo em troca, uma forma de recompensá-la por ter clicado, compartilhado ou interagido diretamente com a sua marca.
Pense que, assim como em jogos de videogame, o importante é prender a atenção do cliente, fazendo com que ele volte a participar mais vezes do jogo e indique aos amigos. Procure planejar algo que passe o conteúdo e ainda seja divertido (para incentivar a indicação à terceiros) e também que demande algum esforço dos envolvidos (que qualifica a competição da estratégia). Algo muito simples e fácil pode ser desinteressante e não surtir o efeito desejado. Ao mesmo tempo que algo muito complexo pode gerar dúvidas e o mesmo desinteresse citado.
3) Mantenha uma frequência de atualização
Uma vez aplicado o gamification na sua empresa, procure sempre manter atualizado o "jogo". Oferecendo novas missões, novas recompensas, trazendo frases de incentivo e competição. Desta maneira os envolvidos estarão sempre voltando e, quem sabe, interagindo sugerindo novas ideias e opiniões.
A interação com o público-alvo é primordial, é ele que gerará os resultados no seu negócio e trará amigos e conhecidos para interagirem também. Dois casos recentes de gamification que movimentaram as mídias sociais foram a transformação do Foursquare (aplicativo de geolocalização) e do GetGlue (aplicativo de check-in em filmes e seriados).
Ambos aplicativos tiveram alterações no último ano e geraram comentários negativos entre seus usuários. No caso do Foursquare, o surgimento do app derivado Swarm fez com que muitas pessoas pedissem as badges (medalhas) de volta ao esquema de gamification, o que fez a empresa retomar o que fazia anteriormente com o Foursquare. Já no caso do GetGlue, além da mudança de nome para TVtag e reformulação do design, muitos usuários reclamaram a falta dos stickers (adesivos) que eram oferecidos depois de tantos check-ins em seus programas e filmes favoritos, tanto que no fim de 2014 o aplicativo foi descontinuado.
É preciso ficar atento quanto a mudanças radicais depois de ter começado o processo de gamificação da sua empresa. Depois que o espírito de competitividade é aceso no público, fica difícil de desvinculá-lo depois. Planeje bem uma estratégia de gamificação antes de aplicá-la. Confira se seu produto/serviço serve realmente para este tipo de ação e, se for o caso, aproveite os resultados positivos. No mais, divirta-se!
Conheça os cursos da Brasilia Marketing School e fique por dentro das principais tendências para um marketing de resultados!
Deixe seu comentário